6 fases do desenvolvimento motor infantil

A partir do nascimento do seu bebê, vocês iniciarão uma jornada onde ele passará de agarrar o seu dedo até escalar no parquinho. Seu filho irá surpreendê-lo com suas conquistas diárias e, à medida que vocês percorrem as fases dessa jornada, você verá não só as habilidades físicas dele evoluírem, mas também a sua independência e confiança crescerem. Continue lendo para aprender mais sobre cada fase os marcos que vocês encontrarão no caminho!

Embora os primeiros passos possam acontecer perto do primeiro aniversário do seu bebê, o seu pequeno está desenvolvendo habilidades necessárias para andar desde que nasceu. Todos os esforços e dificuldades para alcançar cada marco do desenvolvimento físico irão guiá-lo para aprender a andar e, mais tarde, correr, escalar e pular.

Aqui está um mapa da sua jornada e recomendações específicas para cada etapa. Ao começar esta viagem com seu pequeno, você precisa lembrar que, mesmo que pareça intuitivo para os adultos, correr, caminhar, ficar em pé e até mesmo rolar requer um conjunto completo de habilidades físicas. Todo esforço exige planejamento motor, equilíbrio, coordenação e atenção.

Lembre-se de que cada bebê se desenvolve de maneira única, por isso, embora alguns possam alcançar os marcos de desenvolvimento na idade esperada, outros podem pular algum ou realizá-los simultaneamente. Se você tiver alguma preocupação específica, o recomendado é conversar com seu pediatra.

Primeira fase: Coordenando os primeiros movimentos (1 a 6 meses)
Durante esse estágio, seu recém-nascido está descobrindo diariamente coisas novas sobre como o mundo funciona e suas mãos são uma fonte inesgotável de entretenimento. Segurar brinquedos leves como um chocalho irá mantê-lo entretido por horas. Ele vai querer segurar seus dedos, e poderá movimentar as pernas enquanto você troca a sua fralda. Ficar de bruços é de extrema importância para ele agora, uma vez que fortalece os músculos das costas e o ajuda a desenvolver o controle da cabeça. Brinquedos chamativos e barulhentos farão com que ficar de bruços seja mais agradável e você o verá começar a conectar suas ações ao movimento dos brinquedos.

Segunda fase: Rolando e sentando (4 a 9 meses)
Nessa fase, o seu pequeno está começando a ganhar força e equilíbrio muscular que o permitem ficar sentado. Este momento é crucial para continuar ajudando-o a fortalecer seus músculos. Ficar no chão com brinquedos chamativos é a melhor maneira de incentivá-lo a rolar ou inclinar-se para a frente enquanto está sentado. Claro, isto é mais eficaz quando acompanhado por suas palavras de apoio e incentivo. Você pode tentar apoiar as costas dele em um travesseiro e deixá-lo bater um brinquedo no outro; incentive-o a continuar explorando. É provável que ele oscile muito enquanto trabalha seu senso de equilíbrio e ajusta seu corpo para ficar sentado; esteja pronta para pegá-lo quando ele estiver indo para o lado!

banner kinedu desenvolvimento

Terceira fase: Engatinhando por toda parte (5 a 15 meses)
Nesse momento, o seu pequeno deseja dominar a posição de engatinhar e a capacidade de se mover. A coordenação e a força de seus braços e pernas irão impulsioná-lo para frente e para trás. Quando deixá-lo de bruços, coloque uma toalha ou cobertor sob o seu peito para ajudá-lo a mover seus braços e pernas. Quando ele ficar em uma posição de quatro apoios, uma superfície plana e macia será mais confortável para seus joelhos. Andar descalço e sem calças irá preveni-lo de escorregar, e perseguir a mamãe será o melhor incentivo!

Quarta fase: Olhando de cima (9 a 14 meses)
Ao ficar de pé, seu filho experimentará o mundo de um novo ponto de vista. Os agachamentos irão ajudá-lo a fortalecer suas pernas, abdômen e tronco. Ele também trabalhará seu equilíbrio para futuramente poder ficar em um pé só! Móveis robustos fornecerão o suporte necessário para se levantar e ficar em pé, observar o mundo de cima e percorrer o ambiente. Quando ele estiver em pé, você precisará mostrar a ele como dobrar os joelhos para descer. Sua certeza de que ele está seguro irá encorajá-lo a continuar tentando! Uma vez que ele tenha uma pegada firme, ele começará a andar por aí se segurando no que puder, então evite a presença de objetos leves e bordas afiadas durante as brincadeiras. Durante seus primeiros passos, o que ele sente com os pés será muito importante, então deixe que ele passe tempo descalço e em superfícies macias todos os dias!

Quinta fase: Tchauzinho (10 a 15 meses)
Hora de andar! Entre os 10 e 15 meses de idade, seu filho descobrirá um mundo totalmente novo dando seus primeiros passos. Esses pequenos passos à frente são um grande marco para o senso de realização, independência e desenvolvimento motor dele. Como seus quadris e pernas são fortes o suficiente para carregar seu tronco, ele começará a tentar alcançar objetos mais distantes. Quando brincarem, tente alinhar móveis resistentes para criar um caminho e tornar os espaços entre eles cada vez maiores. Seu filho vai adorar movimentar-se em um ambiente de apoio e carinho, por isso, tente sentar-se em frente ao seu parceiro e torçam para que ele ande entre vocês. Abraços e beijos em cada ponta irão mantê-lo motivado! De vez em quando, organize encontros para brincar com os colegas que já estão andando ou dando seus primeiros passos também. Ao andar por aí, segure as mãos dele e solte uma de cada vez. Alterne a mão que você dá a ele para trabalhar sua coordenação e equilíbrio, de modo que ele se prepare para adquirir habilidades futuras como arremessar, pegar ou chutar uma bola. Caminhem por todos os lugares possíveis, incluindo escadas, se tiver.

Sexta fase: Ninguém me alcança! (15 meses ou mais)
As habilidades de corrida do seu filho são adquiridas gradualmente e dependem muito das oportunidades que você oferece para ele ser fisicamente ativo. Durante este processo, seu pequeno irá adquirir muitrastejarlevcorrjoga coordenação e planejamento motor. No começo, ele vai andar pela casa e começar a ganhar velocidade. Pratiquem perseguindo um ao outro, dê a ele o espaço para explorar, escalar e se equilibrar. Incentive-o a pular e dançar juntos. Quando ele estiver pronto, treine seu filho com os movimentos apropriados ao correr, como dobrar os cotovelos e mover os braços alternando com as pernas. Pouco a pouco o sentimento de realização do seu filho o fará correr por toda parte!

Seu amor, apoio e encorajamento irão prepará-lo fisicamente e emocionalmente para tornar-se um atleta. Uma vez que ele inicie seus pequenos movimentos sozinho, será difícil alcançá-lo!

Acompanhe e incentive o desenvolvimento do seu pequeno no aplicativo Kinedu, com mais de 1.600 atividades personalizadas sugeridas diariamente de acordo com as necessidades do seu filho!