Como escovar os dentes do meu bebê

Quando seu bebê estiver com quase dois anos, provavelmente terá muitos dentes, que lhe permitirão morder e articular palavras. Talvez nem todos os dentes tenham saído ainda, mas eles logo aparecerão. Nessa fase, os caninos, também conhecidos como presas, devem sair, e ele exibirá um novo sorriso radiante!

Os dentes dos bebês, também conhecidos como dentes de leite ou dentes decíduos, são temporários. Conforme seu bebê cresce, ele irá perdê-los, de modo a deixar espaço para os dentes permanentes. O fato de eles serem temporários não significa que podemos negligenciá-los. Pelo contrário: assim como os dentes permanentes, os dentes de leite estão sujeitos a cáries e abscessos dentários se não forem bem cuidados. Além disso, lembre-se de que ensinar hábitos saudáveis ​​de higiene para as crianças desde cedo ajudará a promover a higiene no futuro.

banner kinedu saúde

Você tem cuidado dos dentes do seu filho, e agora é hora de dar o próximo passo. É hora de ensinar seu filho a cuspir depois de escovar os dentes. Diga a ele que, depois de lavar a boca, ele deverá cuspir o creme dental. Mostre a ele como fazer isso, e depois peça que ele a imite. Instrua-o a cuspir somente na pia, e só depois que ele terminar de escovar os dentes. Evite dar água para ele enxaguar a boca, pois, nessa idade, é mais provável que ele engula ao invés de cuspir.

Pratique este novo hábito diariamente. Seu filho provavelmente vai querer ter o controle da escova de dente, e isso é muito bom! Comece a ensinar a ele os movimentos adequados, segurando a escova de dente junto com ele e escovando de cima para baixo. Não espere que seu filho domine a arte de escovar os dentes imediatamente. Levará tempo para ele aprender os movimentos certos. É por isso que é tão importante que você sempre o acompanhe e o lembre de como fazer isso. Lembre-se de tornar a escovação uma atividade divertida e envolvente, e de permitir que seu filho também veja você escovar os dentes, pois as crianças aprendem por meio da imitação.