A partir de quantos meses o bebê pode usar sapato?

Se o seu bebê está começando a andar, ou a mostrando sinais de que ele está prestes a dar seus primeiros passos, você pode estar se perguntando se ele precisa de sapatos especiais. Durante esse estágio, seu filho não precisa usar sapatos. É claro que você pode optar por colocar sapatos para deixá-lo mais bonito, manter seus pés aquecidos ou protegê-los de superfícies ásperas ou perigosas. No entanto, os sapatos não são necessários para aprender a andar ou para fortalecer os pés.

Quando as crianças aprendem a andar dentro de casa em uma superfície plana e segura, elas não precisam de sapatos. Na verdade, é benéfico para o seu bebê aprender a andar descalço. Andar desta forma o ajuda a fortalecer os músculos, e permite que ele movimente os dedos dos pés livremente. Embora possa parecer que ele não tem apoio suficiente, ou que seus pés são planos, isso é completamente normal para a idade dele. Além disso, usar sapatos não ajudará seu bebê a andar melhor.

banner kinedu saúde

E se ele não puder ficar descalço?

Se você vive em um ambiente frio e quer proteger seu filho de superfícies geladas, compre sapatos que atendam aos seguintes requisitos:

  • A palmilha não deve ser almofadada;
  • A frente deve ser larga e arredondada, deixando espaço suficiente para os dedos dos pés se moverem;
  • O revestimento interno não deve ter costuras, e deve permitir a transpiração;
  • As solas devem ser flexíveis e antiderrapantes;
  • Eles devem abraçar os pés, mas sem apertá-los.