Como trabalhar a ansiedade de separação

A maioria das crianças desenvolve ansiedade de separação em torno dos 12 meses de idade. Funciona diferente para cada criança, mas, de uma maneira geral, isso significa que elas ficam chateadas quando a mãe ou o pai os deixa com outra pessoa. Essa é uma parte natural da primeira infância – mas isso não a torna menos preocupante! Se suas necessidades estão sendo atendidas, a maioria dos bebês com menos de seis meses não tem problemas em ficar perto de outras pessoas. Mas entre os quatro e os sete meses, os bebês desenvolvem um senso de “permanência do objeto”. Por isso, eles começam a entender que as coisas e as pessoas existem mesmo quando não podem vê-las. Então, é quando seu bebê começa a entender que, quando ele não pode vê-la, significa que você decidiu ir embora. Como os bebês não entendem o conceito de tempo, eles não sabem quando – ou se – você retornará, e isso os incomoda.

Entender o que seu filho está sentindo e ter uma estratégia para lidar com ele pode ajudar vocês dois. Aqui estão algumas dicas para ajudar você e o seu bebê a superarem a ansiedade de separação.

  • Atenda as necessidades básicas primeiro. Se despedir será pior se o seu bebê estiver com fome, cansado ou doente.
  • Se despeça rapidamente. Isso ajudará na transição. Se você prolongar a despedida e permanecer por perto, a ansiedade também permanecerá por mais tempo.
  • Estabeleça uma rotina. Tente se despedir da mesma forma todos os dias – ser consistente ajudará o seu bebê a compreender o que está acontecendo.
  • Ganhe a confiança dele. Mantenha suas promessas. Volte na hora que você disse que voltaria para conquistar a confiança do seu bebê e evitar contratempos futuros.
  • Pratique a separação. Dê ao seu filho uma chance de ficar bem sem você. Mande-o para a casa da avó ou organize encontros para ele brincar com outras crianças.

É altamente recomendável que você converse regularmente com o seu filho este assunto. Um bom livro infantil que aborde o tema da separação pode ajudá-la com isso. Seu filho aprenderá a identificar seus sentimentos por meio dos personagens e das situações da história, especialmente se vocês conversarem sobre isso depois. Aqui estão duas das sugestões da minha estante:

banner kinedu desenvolvimento

“Are you my mother?”, de P. D. Eastman, é um ótimo livro para crianças! Este clássico conta a história de um passarinho que está procurando por sua mãe, perguntando a todos ao seu redor se eles são sua mãe. No final, ele felizmente encontra sua mãe real!

“I love you all day long”, de Francesca Rusackas, é especialmente útil para preparar seu filho para o primeiro dia de aula, mas pode ser facilmente aplicado a todas as situações! Esta história vai lembrar seu filho que, mesmo se você estiver distante, você ainda o ama o dia todo.

Você tem recomendações de livros? Por favor, compartilhe-as nos comentários! Continue nos acompanhando para saber mais sobre as vantagens de ler para o seu filho e ver boas sugestões de livros para ele!