A importância do brincar de faz de conta na educação infantil

Quando as pessoas pensam em brincar, elas pensam automaticamente em crianças fazendo exercícios físicos, como jogar bola ou brincar em gangorras e balanços – em outras palavras, crianças explorando seus ambientes físicos. A brincadeira tem se mostrado uma atividade fundamental no desenvolvimento dos primeiros anos de uma criança – até mesmo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos reconheceu isso como um direito para todas as crianças! Mas, embora o jogo físico seja a primeira coisa que vem à mente, esse não é o único tipo de brincadeira. Na verdade, há outro tipo: a brincadeira de faz-de-conta, que chamou a atenção de muitos pesquisadores, educadores e psicólogos por causa dos diversos benefícios que ela pode proporcionar.

De acordo com Laura E. Berk, renomada professora e pesquisadora na área de desenvolvimento infantil, a brincadeira de faz-de-conta estimula os sentidos e gera oportunidades de exploração e pensamento criativo que podem ajudar seu filho a melhorar várias habilidades linguísticas, emocionais, sociais e cognitivas – incluindo a criatividade, a inibição de impulsos e a empatia!

Dada a importância dessa brincadeira, muitos pais podem se perguntar: com que idade a capacidade de fingir e se colocar em um “papel de mentirinha” começa a surgir nas crianças?

Segundo a pesquisa, a brincadeira de faz-de-conta surge quando o bebê tem cerca de 12 a 18 meses de idade. Na verdade, quando seu filho completar 18 meses, você começará a perceber comportamentos como tentar alimentar uma boneca com uma colher, ou escolher um bloco e trazê-lo para seus ouvidos como se ele fosse um telefone. Embora as primeiras formas de brincadeira de faz-de-conta sejam, em sua maioria, solitárias, no momento em que seu filho completar 2 anos de idade, você notará que ele começará a desfrutar da presença de outras pessoas. O brincar permite que as crianças desenvolvam sua imaginação, agilidade física, cognição e força emocional. É através da brincadeira que as crianças aprendem desde cedo a interagir com as pessoas e a entender o mundo ao seu redor.

Mas o que os pais podem fazer para promover as brincadeiras de faz-de-conta?

banner kinedu desenvolvimento

A pesquisa mostrou que, por exemplo, os pais que leem histórias na hora de dormir, ou aqueles que conversam frequentemente com seus filhos, descrevendo e explicando as ações cotidianas, os objetos, os eventos, a natureza e as pessoas, são os que mais incentivam a brincadeira.

Se você quiser encorajar a brincadeira em seu bebê, confira essas dicas:

  • Histórias: Convide seu filho a contar sua história favorita ou peça a ele para imaginar seu próprio final ou distorcer a história. Por exemplo, você pode tentar fazer perguntas como: "O que você acha que vai acontecer a seguir?"; ou "E se o menino não puder encontrar o tesouro?".
  • Brinquedos: Certifique-se de que seu filho tenha acesso frequente a brinquedos, bonecas ou bichos de pelúcia. Eles não precisam ser comprados em uma loja – você pode criá-los com materiais que você tenha em casa, como meias e caixas! Por meio do brincar imaginativo, as crianças tendem a atribuir facilmente sentimentos aos objetos ou brinquedos, o que é uma ótima maneira de expressar seus pensamentos e ideias.
  • Caixas de brinquedos: Crie uma caixa ou uma sacola cheia de materiais que correspondam a um tema específico, como um restaurante ou um zoológico. Pegue vários materiais diferentes e você verá seu filho explorar sua criatividade.
  • Dê tempo: Brincadeiras de faz-de-conta não se enquadram em intervalos de 15 minutos. Deixe ele explorar e melhorar sua criatividade. Tenha em mente que nenhum material, ambiente ou história pode interromper esta hora de brincar e explorar ideias!

Então, da próxima vez que seu filho estiver envolvido em brincadeiras de faz-de-conta, não o apresse para outras atividades. Deixe que que ele brinque, pois é um tempo bem investido!

Aqui está uma atividade do Kinedu que você pode usar para incentivar a brincadeira com seu filho:

http://youtu.be/BT7bQ_GgEyY

1 comentário em “A importância do brincar de faz de conta na educação infantil”

  1. Pingback: 7 brincadeiras para crianças - Kinedu Blog

Comentários encerrados.