pronúncia criança

A pronúncia do seu filho: parte 1

Desde o primeiro dia, seu filho tem absorvido tudo ao seu redor. Mesmo antes de nascer, ele absorvia tudo o que ouvia. Quando ele começar a expressar suas primeiras palavras, você verá o quanto ele tem a dizer.

Ele poderá começar emitindo sons que não imitam palavras exatas, mas, pouco a pouco, começará a aperfeiçoá-las. Isso se chama fonologia, e se refere a como os sons da fala e das palavras são usados e organizados na linguagem do seu filho à medida que ele aprende a falar.

A fonologia é uma habilidade cognitiva e um forte preditor do futuro sucesso acadêmico. Mesmo que apareça desde muito cedo, as crianças não começam a falar nada que se aproxime de palavras com significados até que tenham cerca de um ano de idade.

Seu filho passa por esse processo de desenvolvimento porque precisa aprender a coordenar sua língua, lábios, dentes e outros músculos para se articular adequadamente. À medida que seu filho continuar se desenvolvendo, ele deixará de usar o que parecem ser sons aleatórios e começará a articular e formar frases cada vez mais complexas.

banner kinedu desenvolvimento

Como você pode ajudá-lo?

Alguns sons são mais difíceis de pronunciar do que outros devido ao local em que a articulação ocorre. Para pronunciá-los, seu filho precisa coordenar os movimentos necessários; para emitir os sons, ele precisa controlar a constrição de certas partes do trato vocal. A pronúncia de uma consoante dependerá de onde no trato vocal a constrição é realizada e quão estreita é. Também depende de outros elementos, como a vibração das cordas vocais e o fluxo de ar pelo nariz.

Entre os 18 e os 36 meses, seu filho alcançará vários marcos relacionados à pronúncia de consonantes. Talvez ele comece a pronunciar palavras que começam com “m” e depois consiga pronunciar outras consoantes. A melhor maneira de ajudá-lo é expondo-o a uma linguagem variada.

Em outro momento, explicaremos mais detalhadamente quais consoantes ele irá pronunciar primeiro e sua classificação por pontos de articulação. Assim, você poderá saber mais sobre um marco do desenvolvimento tão importante!

Para saber mais, confira este artigo.

1 comentário em “A pronúncia do seu filho: parte 1”

  1. Pingback: As primeiras palavras e o desenvolvimento linguístico do meu bebê - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *