livros para bebê 1 ano

Como ler livros para bebê de 1 ano

Em posts anteriores, destacamos a importância de criar o hábito de ler para o seu bebê todos os dias, promovendo um tempo de qualidade que fortalece os laços afetivos entre vocês. Agora, queremos te mostrar como ler livros para um bebê de 1 ano.

Com um ano, os bebês já desenvolveram sua personalidade e estão apegados aos pais ou cuidadores. É por esta razão que ler nessa idade é tão importante, pois você pode fortalecer as habilidades do seu filho enquanto lê para ele. Mas cuidado! Nunca force seu bebê a participar do momento da leitura. Se ele não quiser, encontre outra atividade que vocês possam fazer juntos e deixe para ler em outro momento.

Dependendo da idade do seu bebê, você pode se concentrar em diferentes aspectos da experiência da leitura, mas qual é a melhor forma de ler livros para um bebê de 1 ano de idade? A Academia Americana de Pediatria (AAP) criou um kit de ferramentas de alfabetização que inclui ótimas dicas para pais e cuidadores que desejam aproveitar ao máximo o tempo de leitura! 

Este post resumirá alguns pontos importantes sobre como ler livros para bebês de 1 ano em três estágios: 12 a 14 meses, 15 a 17 meses e 18 a 24 meses. Dentro de cada faixa etária, você encontrará exemplos do que o seu filho pode fazer e do que você pode fazer para melhorar a experiência da leitura!

Como ler livros para seu bebê de 1 ano

12 a 14 meses

Seu filho pode: 

Nesse estágio, seu filho provavelmente consegue escolher um livro favorito para ler com você e apontar para as imagens que ele quer que você olhe também! Seu bebê provavelmente irá explorar o livro todo, virando-o de cabeça para baixo, abrindo-o ou fechando-o, e até mesmo colocando-o em sua boca. Ele tentará copiar suas reações durante a leitura e prestará atenção por alguns minutos.

Você pode:

Encontrar um lugar calmo e aconchegante no qual você e seu filho possam se aconchegar e ler juntos. Durante a leitura, nomeie e aponte as imagens para as quais seu filho estiver olhando e apontando. Ajude seu filho a virar as páginas, acompanhando o interesse dele. Leia com alegria, usando diferentes tons de voz para cada personagem. Você também pode perguntar ao seu filho coisas que ele consegue responder apontando, como “Onde está o gatinho?”. Também imite os sons do seu filho e converse com ele sobre as imagens do livro usando frases curtas.

banner kinedu desenvolvimento

15 a 17 meses

Seu filho pode: 

Nesse estágio, seu filho pode escolher um livro favorito para ler com você e ver imagens familiares, fazendo sons para algumas delas, como os dos animais. Durante a leitura, seu filho prestará atenção por alguns minutos, e irá rir, gritar e apontar enquanto aproveita o tempo de leitura com você.

Você pode:

Encontrar um lugar calmo e aconchegante no qual você e seu filho possam se aconchegar e ler juntos. Deixe o seu pequeno escolher qual livro ele quer ler com você, mesmo que seja o mesmo da última vez! Durante a leitura, nomeie e aponte as figuras para as quais seu filho estiver olhando e apontando. Leia com alegria, usando diferentes tons de voz para cada personagem e copiando os sons que ele fizer ou as palavras que ele disser quando olhar para uma imagem, adicionando mais algumas palavras para formar uma frase. Você também pode nomear e demonstrar ações ou emoções que aparecem nos livros, como sorrir. Você pode dizer “Veja a garota, ela está sorrindo!”, e depois sorrir para o seu bebê.

18 a 23 meses

Seu filho pode:

Nesse estágio, seu filho pode escolher o livro para ler com você e apontar para imagens familiares, dizendo uma palavra ou duas sobre elas. Se o livro incluir animais, seu filho provavelmente produzirá os sons deles. Além disso, se você estiver lendo um livro que é muito familiar, ele será capaz de terminar algumas frases, como “Brilha, brilha…. (estrelinha)”. Esta é uma boa fase para desfrutar de um passeio pela biblioteca local para contar histórias ou encontrar livros novos!

Você pode:

Encontrar um lugar calmo e aconchegante no qual você e seu filho possam se aconchegar e ler juntos. O tempo de leitura pode se tornar uma maneira de acalmar e confortar seu filho, especialmente se fizer parte de sua rotina noturna. Deixe-o escolher qual livro ele quer ler com você, mesmo que seja o mesmo da última vez! Ajude seu filho a entender, fazendo frases curtas e falando lentamente. Leia com alegria, usando diferentes tons de voz para cada personagem, e copie os sons que ele produzir ou as palavras que ele disser quando olhar para uma imagem, adicionando mais algumas palavras para formar uma frase. Você também pode fingir ser os personagens do livro, agindo como bebês, filhotes ou o que quer que apareça na história!

E lá vamos nós! Ler livros para bebês de 1 ano é simples, divertido e pode prover um tempo de qualidade juntos, como família. Você tem alguma sugestão de livro que gostaria de compartilhar? Conte pra gente nos comentários abaixo!

1 comentário em “Como ler livros para bebê de 1 ano”

  1. Pingback: Cantando com o meu bebê - Kinedu Blog

Comentários encerrados.