Criando filhos emocionalmente inteligentes

Os livros podem ser ferramentas eficazes para ajudar seu filho a identificar diferentes emoções e aprender a lidar com sentimentos complexos.

Os primeiros anos da vida do seu filho são normalmente um momento incrivelmente feliz para todos, mas isso não significa que seu bebê não tenha outros sentimentos. Pesquisas recentes sugerem que um bebê nasce com cerca de nove emoções diferentes: interesse, prazer, surpresa, angústia, raiva, medo, vergonha, nojo e repulsa. Com o tempo, esses sentimentos combinam-se entre si e, com experiências novas, formam outros mais complexos. Às vezes, bebês e crianças pequenas têm dificuldade em expressar seus sentimentos mais profundos, e têm que lidar com a raiva e os medos à medida que crescem. Esses sentimentos podem ter origem em experiências desafiadoras, como mudar para um novo lar, perder um ente querido ou ter um novo irmão ou irmã se unindo à família. Essas mudanças geralmente causam confusão.

Para os pais, é difícil não conseguir entender como seu bebê está se sentindo. Afinal, ele não é capaz de colocar em palavras o que ele está passando. Isso causa frustração: imagine não ser capaz de explicar ou mesmo entender o que você está sentindo! Os livros podem ser ferramentas úteis para ajudar seu filho a identificar e dar sentido a essas emoções, e ajudam os pais a ensinar as crianças a lidar com sentimentos e situações difíceis. Há muitos bons livros que foram desenvolvidos para ajudar os bebês e as crianças a começarem a distinguir suas emoções. Ler esses livros, e conversar sobre eles com o seu filho, certamente ajudará! Gostaria de recomendar dois livros que considero muito úteis – e dos quais gosto muito:

“I am happy – A touch-and feel book of feelings”: um livro sensorial sobre sentimentos de Steve Light. É um ótimo livro para bebês e crianças. Ele convida o leitor a "tocar "e "sentir" diferentes emoções, oferecendo uma variedade de texturas para tocar. Por exemplo, a última página diz "Todos os dias, eu me sinto amada", e tem uma foto de um bebê aconchegado na cama debaixo de um cobertor macio. A suavidade do cobertor representa a emoção do amor. Seu filho vai amar esta experiência!

banner kinedu desenvolvimento

“When I am / Cuando estoy”, de Gladys Rosa-Mendoza: é outra ótima opção para a coleção do seu bebê. As páginas captam o que uma criança pode fazer quando ela experimenta diferentes emoções, como felicidade, tristeza, raiva, preocupação, medo e surpresa. Seu filho se relacionará facilmente com as situações comuns apresentadas.

Você tem recomendações de outros livros? Por favor, compartilhe-as nos comentários! Continue nos acompanhando para saber mais sobre as vantagens de ler para o seu filho e obter boas sugestões de livros!

1 comentário em “Criando filhos emocionalmente inteligentes”

  1. Pingback: Parentalidade Positiva: Conheça a abordagem de criação com afeto - Kinedu Blog

Comentários encerrados.