como desfraldar

Como desfraldar o meu filho?

Será que é hora de desfraldar o bebê? Antes mesmo de comprar o penico do seu filho, é importante ter um plano sobre como fazer o desfralde. Confira dois métodos que podem te ajudar a decidir como começar essa importante tarefa!

Como desfraldar: confira 2 métodos!

Lembre-se de que não existe uma única maneira que seja garantida sobre como desfraldar. O segredo é escolher a estratégia que melhor se adapta ao seu filho e a você. Listamos alguns métodos com seus prós e contras. Confira!

A abordagem centrada na criança, ou Método de Brazelton

O foco principal desse método é deixar que seu filho estabeleça o ritmo do desfralde, de modo que a prontidão dele seja mais importante do que a idade. Quando a criança estiver pronta, os pais podem começar uma série de “aproximações sucessivas”, levando ao uso bem-sucedido do penico.

Como funciona:

Antes de começar, você deve identificar se seu filho está demonstrando sinais de que está pronto para o desfralde.

  • O primeiro passo é levar seu filho para escolher o penico dele. Ele irá adorar escolher sua cor favorita, e começará a ter uma sensação de propriedade sobre ele;
  • O próximo passo é incentivar seu filho a sentar-se, completamente vestido, no penico. Ele irá começar a associar o penico com o ato de ir ao banheiro;
  • Para incentivar o seu filho a “ir ao banheiro”, você pode deixá-lo correr pela casa sem fraldas e deixar o penico em um lugar visível;
  • O objetivo é deixá-lo acreditar que o desfralde foi ideia dele, e não sua.

Para os próximos passos, como esvaziar o penico no vaso sanitário, dar a descarga e lavar as mãos, você terá que esperar até que seu filho demonstre interesse por isso.

Prós:

  • É um método fácil de seguir, mesmo para quem tem um estilo de vida agitado;
  • Não requer muita preparação ou planejamento;
  • Não há um grande compromisso com tempo ou consistência.

Contras:

banner kinedu saúde
  • Esse processo pode levar semanas, dependendo da criança. 

O método de um dia

Este método de desfralde é baseado na noção de que as crianças aprendem pelo exemplo. Na verdade, o “um dia” refere-se ao dia que você gastará com seu filho praticando como usar corretamente o penico. Depois deste primeiro dia, você passará alguns dias acompanhando e observando pequenos “acidentes”.

Como funciona:

Seu filho deverá ter 20 meses ou mais e apresentar vários sinais de desenvolvimento. Para uma lista de sinais de desenvolvimento, consulte este artigo.

Antes de começar, você precisará montar uma área com um penico, uma boneca com uma fralda removível. Especialistas sugerem usar uma boneca que possa beber e “fazer xixi”, lanchinhos e bebidas. Lembre-se de que você precisará dedicar um dia ao treinamento (4 a 6 horas contínuas).

  • Use a boneca para demonstrar a rotina do penico. Dê a ela uma bebida e, depois, diga ao seu filho que a boneca precisa fazer xixi. Guie-o durante o processo de tirar a fralda da boneca, sentá-la no penico, esperá-la “fazer xixi”, elogiá-la e recompensá-la por isso;
  • Depois, verifique a fralda da boneca. Se a fralda estiver seca, a boneca receberá outra recompensa. Se estiver molhada, explique que as crianças grandes não fazem xixi em suas calças;
  • Repita esse exercício várias vezes, até que seu filho entenda as etapas (isso geralmente não leva mais de uma hora);
  • Agora é hora de tentar com o seu filho o que vocês exemplificaram com a boneca.

O segredo para este método de como desfraldar é o reforço positivo e a correção. Quando as crianças acertam, elas são recompensadas. Quando elas erram (molham as calças), elas realizam treinos práticos.

Prós:

  • É um método rápido, pois normalmente pode ser feito em menos de duas semanas;
  • É um método estruturado;
  • Pode funcionar para crianças com necessidades especiais;
  • Estudos científicos sugerem que a maioria dos pais que tentam usar técnicas rápidas de desfralde obtêm sucesso.

Contras:

  • Exige planejamento e preparação;
  • Requer acompanhamento.

De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), não é necessário escolher apenas um método – seu filho pode se beneficiar de uma combinação de diferentes métodos. Quando você tiver escolhido um método, converse sobre ele com seu pediatra ou com o responsável pelo berçário ou creche. Eles provavelmente terão muita experiência e conselhos para compartilhar. 

Agora que você sabe como desfraldar o seu bebê, lembre-se de conversar com todos os que cuidam do seu filho, para que também adotem o método.