Devo fazer um curso de preparação para o parto?

Uma aula de preparação para o parto é uma ótima oportunidade para aprender e fortalecer o relacionamento com o seu parceiro. Embora muitas pessoas decidam pular essa etapa, é importante que você saiba o quanto essa experiência pode beneficiá-la antes de descartá-la. Você aprenderá em primeira mão o que você esperar durante o parto e o nascimento do seu filho, e quando chegar a hora você se sentirá mais segura do que está fazendo (isso sem falar do seu parceiro!).

Esta é uma lista do que aprenderão se decidirem se inscrever em uma aula de preparação: 1. Técnicas de relaxamento para aprender a respirar e aliviar a dor e o desconforto durante as contrações e o trabalho de parto. 2. Diferentes posições para o parto que você pode utilizar para diminuir a dor ou acelerar o processo. 3. Opções disponíveis para aliviar a dor, as vantagens e desvantagens de cada um, e quando e como solicitá-las (seu médico provavelmente também lhe explicará, mas um pouco mais de informação nunca é demais). 4. Os diferentes estágios do trabalho de parto e do parto (para que pareça um pouco menos assustador e mais possível de ser realizado). 5. Possíveis complicações e o que pode ser feito caso aconteçam. 6. Cuidados básicos com o recém-nascido. Não importa o quanto você leia, é sempre melhor aprender em primeira mão sobre as necessidades básicas do bebê e receber dicas sobre como acalmar, trocar, embrulhar etc. 7. Técnicas de amamentação. 8. Tipos de intervenções médicas que podem acontecer, como cesariana ou parto induzido.

banner kinedu prenatal pt

Nestas aulas de preparação, você não apenas criará um vínculo mais forte com o seu parceiro, mas também conhecerá outros casais grávidos. Se você se inscrever para uma aula, seu parceiro terá a oportunidade de envolver-se mais no processo, falar sobre os medos dele (e os seus) e compartilhar preocupações e se sentirá mais seguro graças ao conhecimento que virá com essa experiência.

Durante a gravidez, você receberá muitas informações e isso pode lhe deixar ansiosa, assim como o seu parceiro. Informe-se o máximo possível e certifique-se de que ambos têm todas as ferramentas para o dia do nascimento.