O que acontece com a pressão arterial durante a gravidez?

A pressão arterial é uma das coisas que o seu médico irá verificar em toda consulta. É importante mantê-la controlada durante a gravidez, a fim de garantir o desenvolvimento saudável do seu bebê.

A pressão alta durante a gravidez é conhecida como pré-eclâmpsia, uma situação que pode causar muitas complicações. Cerca de 5% das mulheres grávidas têm pré-eclâmpsia. Ela é mais comum entre as mulheres com menos de 20 anos e mais de 40, ou aquelas que estão esperando gêmeos. A pré-eclâmpsia geralmente se manifesta durante o segundo trimestre, após a 37ª semana, mas, em alguns casos, pode se manifestar antes ou nas últimas semanas de gestação. Às vezes, pode até se apresentar durante ou após o parto. A pré-eclâmpsia pode variar em intensidade e, com o passar do tempo, tornar-se mais grave.

A pré-eclâmpsia é mais arriscada quando se apresenta severamente durante as primeiras semanas de gravidez, já que contrai os vasos sanguíneos, causando pressão alta e possíveis danos a alguns órgãos do corpo.

banner kinedu prenatal pt

Entre os sintomas, estão: vômito, alteração da visão e inchaço no rosto, nos pés ou nas mãos. Caso você apresente algum desses sintomas, informe o seu médico imediatamente e peça a avaliação dele.

Ter uma dieta saudável é ainda mais importante durante a gravidez. Frutas, verduras e legumes são obrigatórios, bem como se exercitar regularmente. O exercício físico irá ajudá-la a ajustar seu organismo e a mantê-lo saudável.

Lembre-se de consultar o seu médico se você notar algo fora do normal. Não se desespere se o seu médico diagnosticá-la com pré-eclâmpsia – siga as instruções dele e tome os medicamentos prescritos. Não se preocupe; você logo terá o seu bebê em seus braços!

1 comentário em “O que acontece com a pressão arterial durante a gravidez?”

  1. Pingback: [SET/19] Grávida de gêmeos: 5 cuidados importantes durante a gestação - Kinedu Blog

Comentários encerrados.