Meu filho é um pequeno cientista! 14 ideias para promover a ciência em casa

Se você já parou para observar como uma criança pequena interage espontaneamente com o que a cerca, você deve ter notado que ela se aproxima de atividades e objetos do cotidiano com a curiosidade de um cientista de pós-doutorado. Seja na cozinha ou no parquinho, as crianças observam intuitivamente as coisas com muita atenção, experimentam ideias, fazem perguntas criativas e inventam coisas.

O que você pode fazer para incentivar a inclinação natural do seu filho para descobrir coisas novas? Aqui está uma lista de atividades simples e divertidas que o motivarão a explorar o mundo em que ele está crescendo:

– Classifiquem. Organizem objetos da vida cotidiana por categorias. Por exemplo, frutas com casca comestível e frutas que devem ser descascadas.

– Explorem o magnetismo brincando com ímãs de geladeira. O que atrai o ímã e o que não atrai?

– Deixo-o brincar com a própria sombra. É possível interagir com a sombra de várias maneiras e ver o que acontece. Por exemplo, tentar pisar nela, ver o que faz com que ela cresça ou mude de forma, como ela se relaciona com a luz ou com o sol.

– Façam um show de sombras à noite usando as mãos.

– Explorem o movimento e a gravidade. O que rola como uma roda? Usem garrafas, pedras, maçãs, livros, folhas, etc.

– Observem o clima através da janela. Meçam a quantidade de chuva em um pote, deixado-o aberto do lado de fora. Antes do café da manhã, reservem um tempo para ver o clima e falar sobre causa e efeito entre o que vocês veem do lado de fora e as roupas que vocês devem usar durante o dia.

banner kinedu desenvolvimento

– Estudem pequenos objetos ou os detalhes de algo com uma lupa de plástico.

– Façam um alimentador de pássaros, cobrindo uma pinha com manteiga de amendoim misturada com fubá e cobrindo-a com sementes. Observem os pássaros enquanto eles comem.

– Observem um animal voltar para casa. Por exemplo, para onde vão os pássaros? Para um arbusto ou uma árvore alta? Sigam o caminho das formigas para o formigueiro. Falem sobre as semelhanças entre a sua casa e as de diferentes animais.

– Ordenem objetos. Primeiro do menor para o maior e, depois, com maior grau de dificuldade, do maior para o menor.

– Observem as nuvens. Deitem-se no chão e observem suas formas e os diferentes tipos de nuvens. Todas parecem semelhantes em forma, tamanho e cor?

– Sequem flores, pressionando-as dentro de livros.

– Façam impressões de diferentes folhas e plantas.

– Pintem pedras para fazer peso de papel, e pergunte ao seu filho que tipos de pedras são mais fáceis de pintar.

Se quiser ver mais ideias sobre este tópico, visite o seguinte link:

http://www.pbs.org/parents/education/science/tips/exploring-scie