O desenvolvimento da linguagem do meu filho de três anos

Aos três anos de idade, as crianças têm um vocabulário ativo de mais de 300 palavras. De fato, uma criança comum tem a capacidade de aprender de quatro a seis novas palavras por dia, desde que tenha acesso a novas palavras e experiências diariamente. Nessa idade, as habilidades de conversação florescem porque elas já são capazes de formar frases de três ou quatro palavras e imitar os sons da fala.

As novas habilidades verbais do seu filho permitirão que ele expresse os próprios pensamentos. Quanto mais avançados forem, melhor será a capacidade dele de se comunicar e aprender. Essas novas habilidades linguísticas trarão consigo uma etapa de descobertas com toda uma nova gama de perguntas sobre o quê, o porquê e o como das coisas. Por exemplo, quando ele não conhecer uma palavra, será capaz de perguntar “o que é?”. E quando você responder, seu filho ampliará o próprio vocabulário.

banner kinedu desenvolvimento

Aos três anos, as crianças ainda estão aprendendo a usar pronomes como “eu” e “você”. Embora sejam palavras fáceis de pronunciar, são conceitos difíceis de entender e termos que mudam dependendo de quem está falando. Dê o exemplo e use corretamente essas palavras no dia a dia, para que o seu filho possa imitá-lo. Nessa idade, a dicção do seu filho será muito mais clara, e até mesmo estranhos poderão entender o que ele diz. Antes, só você sabia o que ele estava dizendo.

Você pode estimular a habilidade verbal do seu filho cantando, rimando ou falando sobre o que estão fazendo. Ler também é uma ótima ideia! Escolha livros com tramas simples e converse sobre a história com o seu filho. Quando terminarem de ler, ajude-o a contar a história e a falar sobre as partes favoritas dele. Você pode incentivar a compreensão dele, fazendo perguntas sobre a história.

1 comentário em “O desenvolvimento da linguagem do meu filho de três anos”

  1. Pingback: Como são os primeiros anos do desenvolvimento da linguagem infantil? - Kinedu Blog

Comentários encerrados.