O que fazer quando seu filho quer escolher a própria roupa

Se você está criando uma criança em idade pré-escolar, há chances de que o seu filho comece a insistir para ir à escola vestido de pirata ou roupas de balé. Embora essa tendência de moda seja fofa, e também pouco prática, crianças de dois a quatro anos de idade começam a sentir a necessidade de serem mais independentes e autônomas, e tendem a demonstrar isso logo após o banho e ao se vestir.

Escolher as próprias roupas é uma forma segura de expressão pessoal e de o seu filho lhe mostrar que está crescendo e agora é capaz de fazer muitas coisas novas. Como a autonomia e o autocuidado são muito importantes para o desenvolvimento socioafetivo de uma criança, aqui estão algumas dicas de como permitir mais liberdade ao se vestir, evitando brigas com o seu filho, que não vê problemas em sair para brincar no inverno vestido de Aladdin.

banner kinedu desenvolvimento

– Se você for a um evento importante com o seu filho, selecione algumas combinações de roupas apropriadas, a partir das quais ele possa escolher. Desta forma, ele decidirá o que quer vestir e você se certificará de que ele use algo apropriado para o clima do dia e a ocasião especial.

– Certifique-se de que as roupas não tenham fechos ou botões muito complicados, para não sobrecarregar o seu filho na hora de se vestir. Incentive-o a fazer isso sozinho, mas ofereça ajuda com pequenos fechos, botões difíceis ou para amarrar os sapatos. Assim, ele não perderá o interesse na tarefa e nem ficará tão frustrado a ponto de não querer tentar novamente.

– Peça a opinião dele quando for às compras. Envolver o seu filho desde o início facilitará o uso das roupas que ele comprou. Para crianças menores, escolha roupas confortáveis com uma imagem ou personagem de que elas gostem.