Pais e filhos: como desenvolver bons hábitos de comunicação entre vocês

As pesquisadoras Almudena Sevilla, da Universidade de Londres, e Cristina Borra, da Universidade de Sevilha, revelaram que os pais passam menos de 40 minutos por dia conversando com seus filhos, e isso não é suficiente!

A Extensão da Universidade Estadual de Michigan e o livro “O Que Esperar dos Primeiros Anos” recomendam e dão conselhos sobre como tornar a comunicação com o seu filho uma parte central do relacionamento de vocês.

– Comece cedo! Embora as habilidades verbais do seu filho ainda sejam limitadas, é muito importante estabelecer as bases para o diálogo com ele.

banner kinedu desenvolvimento

– Ouça-o com atenção. Este é o melhor conselho sobre comunicação que podemos lhe dar. Seja paciente quando o seu filho levar todo o tempo do mundo contando todos os detalhes da história e tente não tirar conclusões tão cedo.

– Transforme a conversa em algo importante e dedique um tempo para isso. Estabeleça um horário específico para conversar com a família. Isso significa um tempo sem distrações, como celulares, televisão ou material de leitura. Uma boa ideia é estabelecer o ritual de “bom dia” e “boa noite”, nos quais vocês conversam antes de ir à escola e antes de ir dormir. Agora é a hora de estabelecer novos rituais familiares.

– Ajude-o a expressar coisas mais complicadas. À medida que as habilidades linguísticas do seu filho se desenvolvem, espera-se que ele experimente sentimentos que não consegue expressar em palavras, porque ele ainda não tem um vocabulário tão amplo. Dê a ele muitas palavras para expressar coisas negativas e positivas.

– Preste atenção tanto na linguagem verbal quanto na comunicação não-verbal. Concentre-se no que ele diz e demonstre interesse fazendo comentários ou perguntas. Dessa forma, ele saberá que o que ele está dizendo é importante para você.

1 comentário em “Pais e filhos: como desenvolver bons hábitos de comunicação entre vocês”

  1. Pingback: Desenvolvimento: Estimular a Linguística * Comunicação – Escola em casa

Comentários encerrados.