Como viajar sem complicações?

Durante os próximos nove meses, seu corpo não será só seu. Agora que você está carregando seu bebê aí dentro, você é responsável pela segurança dele. Aqui estão algumas orientações e dicas de segurança que você deve seguir durante suas viagens.

Durante o primeiro trimestre você provavelmente não tem muita vontade de viajar de carro ou avião, porque nesse período os níveis de energia estarão baixos (seu corpo trabalha dia e noite para desenvolver a placenta), você tem náuseas e ainda está se acostumando com todas as mudanças (físicas e hormonais) da gravidez. A maioria das mulheres se sente melhor e mais disposta a viajar durante o segundo trimestre. Diz-se que este é o momento mais seguro para fazê-lo porque você tem mais energia, o risco de aborto é muito menor e você ainda tem bastante tempo até entrar em trabalho de parto. Se puder, tente adiar ou cancelar qualquer viagem durante o terceiro trimestre. Com a sua barriga tão grande, a fadiga sempre presente e o parto tão perto, é melhor ficar em casa.

O que fazer para viajar sem complicações?

• Evite determinados destinos. o Lugares com clima quente e úmido não são muito bons para a gravidez. Verifique o clima dos lugares que você vai visitar com antecedência. o Altas altitudes dificultarão a sua respiração (e se for difícil para você, imagine o que seu bebê vai estar passando). o Qualquer lugar que envolva longas caminhadas ou ficar em pé por muito tempo. Lembre-se de que seus níveis de energia não são mais os mesmos e você está carregando uma pequena pessoa dentro de você.

banner kinedu prenatal pt

• Consulte o seu médico, mas recomendações gerais (de companhias aéreas, médicos e seguradoras) não aconselham viajar de avião após 36 semanas de gestação.

• Se você estiver liberada para embarcar em um avião, escolha bem o seu lugar (o corredor é estratégico para ir ao banheiro com frequência), caminhe pelo corredor para melhorar a circulação sanguínea, beba bastante líquido e use roupas confortáveis.

• Tire cópias da carta do seu médico, indicando a data prevista de nascimento, autorização para viajar e quaisquer registros médicos relevantes para a sua gravidez.

• Prepare-se e procure informações de contato dos hospitais para os quais você poderia ir em caso de emergência durante a sua viagem.

A regra de ouro é sempre consultar o seu médico antes de viajar (especialmente viagens longas). Se você já tem tudo isso planejado, só resta fazer as malas. Boa viagem!